Mioma e cisto são iguais?
Mioma e cisto são diferentes. O Mioma é um tumor sólido que acomete a parede do útero. Os cistos são de ovários. Ambos podem gerar quadro clínico bastante semelhantes, como cólicas abdominais e sangramento aumentado. Porém, são afecções diferentes.
Os cistos podem se tornar malignos, já no caso dos miomas esta é uma situação muito rara.
Mioma causa endometriose?
Assim como o mioma, a endometriose acomete mulheres na idade reprodutiva e pode gerar sintomas parecidos como dores nas relações sexuais, cólicas intensas, aumento do fluxo menstrual ou infertilidade, mas são afecções diferentes. A endometriose causa crescimento de células endometriais fora do útero. Pode se instalar nos ovários, na bexiga e intestino . O fato de ter uma dessas doenças não significa que tem predisposição para ter a outra.
Mioma pode evoluir para câncer?
O mioma é um tumor benigno e sua evolução para o câncer é muito rara. Não existe nada que comprove que a mulher que tem mioma está mais predisposta a ter um câncer de colo de útero ou qualquer outro.
Toda mulher que tem mioma é infértil?
Não. Existem alguns tipos de miomas que podem estar associados à infertilidades, entretanto, uma associação estatística direta entre miomas e infertilidade não é bem definida.
Depois de tratar o mioma a mulher pode engravidar?
Sim. Depois de tratado o mioma é preciso respeitar o período de pós-operatório, que varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada. Acompanhada de parecer clínico a mulher pode sim engravidar.
Mioma pode comer o feto?
Não, o Mioma não tem boca. E não faz sentido algum que isso ocorra.
Todo mioma precisa ser tratado?
Não. Alguns miomas nunca serão se quer descobertos devido à ausência de sintomas. O mioma só deve ser tratado quando causa problemas para as mulheres.
Existe idade para se tratar do Mioma?
Não existe uma idade específica. Um mioma que não causa desconforto e não prejudica a mulher em nada, não precisa ser tratado. Na proximidade da menopausa, os miomas tendem a involuir.
Existe como diminuir o risco de novos miomas?
Estudos revelam que após uma cirurgia de miomectomia, a gestação foi o único fator que diminuiu o surgimento de novos miomas. Uma pesquisa revelou que após dez anos de cirurgia, 16% das mulheres que deram à luz voltaram a ter miomas. 28% que não tiveram filhos voltaram a ter miomas.
Os miomas tratados podem retornar?
Não. Após tratado, o mioma não volta a aparecer. No entanto, novos miomas podem aparecer em outros locais.
Pesquisas apontam que apenas 11% das mulheres que são operadas, voltam a ter necessidade de uma nova cirurgia após um período de 10 anos.
